terça-feira, 20 de outubro de 2009

laringe


minha garganta dói. minha garganta dói. minha garganta dói. faz tempo que não sentia minha garganta doer assim. engulo levemente, a saliva atravessa o corredor escuro da extensão do pescoço em passos lentíssimos, slow motion, muito cuidado pra não chatear a pobre da campainha, mas dói. dói. dói. okay. já entendi que o dia todo vai se alimentar de narrativas em silêncio. e que enfrentar um dia assim é muito difícil pra mim. porque eu sinto que um dia assim como uma vida assim sem palavras ou sons é muito triste. tudo parece remeter à uma atmosfera noir em que eu não me encontro. sinto-me pequena, minúscula, cisco. sem voz.
minha garganta dói. faz tempo que não sentia minha garganta doer assim. a última vez que minha garganta doeu desse jeito eu tinha 15 anos. com 15 anos eu tinha dores de garganta bastante freqüentes, quase sempre seguidas por crises de choro e melancolia. lembro do meu avô me perguntando porque chorava tanto quando tinha dor de garganta. eu tentava dizer, e chorava mais ainda.
com o tempo as dores de garganta foram sumindo. cresci um pouquinho e o ponto fraco do corpo passou a ser o nariz. ouvi dizer outro dia que todo ser humano tem um ponto fraco no corpo, uma parte que pede socorro desesperada quando há queda de resistência. resistência à quê? ... sei que cresci um pouquinho e meu ponto fraco deixou de ser a garganta e virou o nariz. dizem que a garganta é o lugar mais emotivo do corpo. nariz é pior, é respiração. e isso é bem mais complexo.
minha garganta dói e eu tento ensaiar músicas em silêncio. imaginar melodias sendo compostas pelo som que atravessa minha boca. tento exercitar o olhar, a atenção visual pras coisas e estabelecer um diálogo verdadeiro com a minha cachorra, que não sai de perto de mim nem por um instante. ela consegue latir.
minha garganta dói. minha garganta dói. minha garganta dói. dizem que a garganta dói sinalizando alguma coisa que não vai muito bem com o coração. mas eu sinto ele batendo direitinho ali, tique-taque, tique-taque, tique-taque. consigo colocar a mão do lado esquerdo e ouvir até o timbre que ele faz. pra ouvir o timbre colocando a mão do lado esquerdo do corpo é preciso que se tenha muita coragem. pode ser que se ouça um timbre que não se gosta, e isso é muito perigoso.
minha garganta dói e me toma as palavras. me deixa oca. e num grito mudo tento ouvir o que é que ela está querendo dizer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário